PÉ NA ESTRADA, CORAÇÃO MAIS ALÉM... 

 

No ano de 1994, alguns amigos integrantes do extinto Coral Maria de Nazareth, cujas afinidades passavam pela paixão pela música e um desejo enorme de cantar as realidades do Espírito, reuniram-se e criaram o grupo Coisas D'Outro Mundo, que em 2002 viria a tornar-se o atual Toque na Alma.


Sem grandes pretensões, a não ser a de participar das atividades artísticas do Instituto de Difusão Espírita - casa onde se formou - o grupo Toque na Alma começou a compor e recolher algumas músicas bem humoradas e outras sensíveis do movimento espírita, que ao mesmo tempo traziam profundidade em seu conteúdo e um apelo intelectual conectado à estrutura do pensamento Kardecista.


Imprimindo seriedade em seu trabalho, o Toque na Alma passou a percorrer alguns circuitos do interior paulista, para que o resultado não ficasse restrito à cidade de Araras. Porém, em 1996, alguns membros do grupo participaram do VI FECEF, Festival da Canção Espírita de Franca, que praticamente foi um divisor de águas na história do grupo. Desde então, o Toque na Alma passou a travar contato com outros conjuntos, compositores e músicos, que trazem até hoje estilos bem definidos em letras e músicas de bom gosto. Além das composições próprias, o grupo passou a executar as composições de César Tucci, Grupo Arte Nascente, Bolinho de Carne com Berinjela, Alma Sonora, Marcos Canduta e Jaime Togores, Moacyr Camargo e muitos outros artistas do movimento espírita.


 A partir dos contatos e dos demais FECEFs que o Toque na Alma participou, inclusive concorrendo com músicas próprias, o grupo solidificou um repertório eclético, cujo estilo baseia-se na nossa rica MPB , com predominância dos arranjos acústicos. Violões, flauta, percussão, cavaquinho, acordeon, saxofone e arranjos vocais sustentam a performance do Toque na Alma em muitas de suas apresentações.

 

  • Em 1999, ainda em Fita K7, registrou mais de 40 músicas infanto-juvenis para o Curso de Evangelização Infantil anual do IDE. A maioria, dos Festival de Música Infanto Juvenil que organizava, e também de compositores do movimento espírita que autorizaram a reprodução.

  • Em 2001, renovou esse repertório com gravação “in home”, e o acervo continua a ser cantado por todos os evangelizadores que participam anualmente do Curso, na cidade de Araras, SP.

 

  •  Em 2002, o grupo gravou seu primeiro CD independente, denominado OUTRA DIMENSÃO.

 

  • Em 2017, gravou dois álbuns de Canções em Espanhol para ambiente web. 

 

  • Está em vias de conclusão o terceiro CD independente, LEIS MORAIS "Deixe o Amor Chegar",  que reúne canções inéditas, com  letras próprias e de artistas renomados no Meio Espírita. 

 

Em todo esse tempo, consciente de que é um grupo amador, e que portanto “ama o que faz”, e exercitando a parte musical em suas horas vagas, pois que cada integrante atua nas mais diversas profissões, o Toque na Alma tem colhido muitos aprendizados ao longo dessa estrada. Além de satisfação e alegria interior, busca unir-se a tantas outras vozes que acreditam que a arte com visão de mundo espírita tem um papel importantíssimo na sensibilização dos seres humanos para realidades do Mais Além, que determinam nossa vida cotidiana presente e futura, na jornada da evolução.


OUTROS TRABALHOS


 Os integrantes do grupo Toque na Alma sempre procuraram semear a música com visão de mundo espírita e também a cultura brasileira em muitas oportunidades, algumas delas atuando como convidados e em outras como realizadores responsáveis. Exemplo disso foram os FEMUINs, (Festival Espírita de Música Infanto Juvenil), que chegaram até sua sétima edição, o SARAU do IDE, que teve nove edições, as oficinas musicais infanto-juvenis em alguns Cursos de Evangelização ocorridos na cidade de Araras, as cantatas nas datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal, as realizações do IDEARTE em conjunto com os grupos de Teatro, Dança e Coral, a pesquisa e gravação de acervo musical infanto-juvenil espírita para fins didáticos, apresentações para terceira idade, albergues, shows em bingos beneficentes, abertura de palestras e conferências, participação no CD Cancioneiro, de Franca, etc.


ALGUMAS CIDADES ONDE APRESENTAMOS


Araras, Americana, Atibaia, Piracicaba, Campinas, Cosmópolis, Santos, Franca, Rio Claro, São José dos Campos, Indaiatuba, Poços de Caldas, Guaxupé, Jundiaí, Santo André, São José do Rio Pardo, Matão, Nova Odessa, Leme, Pirassununga, Limeira, Guarulhos, Sorocaba e Cordeirópolis. Todas as apresentações foram gratuitas.

  • Facebook Classic
  • Soundcloud Classic
  • Myspace Classic